Dicas de saúde

Dicas para cuidar da saúde bucal e manter o sorriso em dia

Postagem: 5 de fevereiro de 2018


Desde cedo, aprendemos a importância de escovar os dentes. Deixar nosso sorriso sempre lindo, no entanto, vai além da escovação e envolve outros cuidados que também são fundamentais. Confira os principais e saiba como manter a saúde bucal em dia.

Escolha bem a escova de dente e o creme dental: o modelo de escova ideal deve ter cabo reto, cabeça pequena e cerdas macias. Esses requisitos permitem uma boa escovação em todos os dentes (inclusive naqueles que ficam lá no fundo). Fuja de cremes dentais que prometem vários resultados ao mesmo tempo e foque nos que são pouco abrasivos.

Quantidade de escovações diárias: sim, é fundamental escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, sempre após as refeições. Restos de alimentos servem como porta de entrada para bactérias, que se multiplicam rápido e podem causar diversos problemas ligados à saúde bucal.

Não se esqueça do fio dental: muitas vezes deixado de lado, o fio dental é um aliado e tanto no combate às bactérias. Isso porque ele alcança locais que a escova não consegue e ajuda a deixar o sorriso mais bonito. Por isso, coloque-o em ação logo depois da escovação.

Evite açúcares e bebidas gaseificadas: o açúcar em excesso também faz mal para os dentes, já que pode contribuir para o processo de decomposição deles. As bebidas gaseificadas, por outro lado, costumam ter alguns ácidos que podem manchar e prejudicar a resistência dos dentes.

Visite regularmente o seu dentista: lembre-se: somente um profissional é capaz de avaliar sua boca e tratar corretamente qualquer problema nessa região. O ideal é fazer consultas periódicas a cada seis meses. Não existe idade para começar a consultar um dentista, quanto mais cedo, melhor.