Dicas de saúde

Como funcionam o olho humano e as principais doenças de visão

Postagem: 29 de janeiro de 2018


A visão é um dos cinco sentidos do corpo humano e exige aproximadamente um terço de toda a atividade cerebral. Para entender como ela funciona, é preciso conhecer todas as partes que compõem esse sistema:

  • Esclera: é o famoso branco dos olhos e a camada mais resistente.

 

  • Córnea: uma membrana transparente que protege os olhos.

 

  • Íris: a parte colorida dos olhos.

 

  • Pupila: localizada no centro da íris, pode aumentar ou diminuir de tamanho para regular a quantidade de luz que entra nos olhos.

 

  • Retina: camada mais interna do olho, é composta por células que recebem os estímulos visuais e os transformam em impulsos nervosos.

O funcionamento da visão se dá quando direcionamos os olhos em direção a um objeto. A imagem atravessa a córnea e chega à íris, responsável por regular a quantidade de luz que que entra no olho por meio da abertura chamada pupila. Depois de passar pela pupila, a imagem atinge o cristalino e é projetada sobre a retina. O cérebro converte a imagem que chega invertida à retina e suas células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 35 milhões de brasileiros possuem problemas de visão. O mais comum é a miopia, que consiste na dificuldade de enxergar objetos de longe. Já a hipermetropia funciona de modo contrário, ou seja, não se consegue enxergar com clareza objetos que estão próximos. Outra doença de visão frequente é o astigmatismo, em que se enxerga objetos embaçados.

Para manter a saúde dos olhos em dia, é fundamental consultar um oftalmologista desde a infância e seguir todas as recomendações.