Dicas de saúde

Conheça doenças que estão ligadas ao mau humor

Postagem: 22 de janeiro de 2018


Nosso dia a dia é marcado por situações que podem nos deixar de mau humor: o trânsito, a pressão no trabalho, a correria para dar conta de todos os compromissos, os cuidados com a casa e com os filhos. Normalmente, essa sensação passa depois de algumas horas. Mas, se persistir, é bom ficar atento, já que pode estar relacionada à algumas doenças.

Conhecida como a doença do mau humor, a distimia pode deixar as pessoas mais negativistas, impacientes e desmotivadas. Os principais sintomas são: baixa autoestima, desânimo, tristeza, falta de energia, alterações de sono e de apetite, cansaço e vontade de se isolar. Ao notar esses fatores, busque ajuda médica o mais rápido possível, já que os pacientes têm 30% a mais de chance de se envolver com drogas e alcoolismo.

Um estudo realizado pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca, comprovou que outras doenças autoimunes – como lúpus e esclerose múltipla – também podem provocar mudanças de humor. Eles concluíram que alguns quadros afetam o cérebro, com ondas que causam irritabilidade e nervosismo.

Para evitar o mau humor, é preciso adotar algumas medidas que colaboram para a qualidade de vida. Uma dica é praticar atividades físicas, pois liberam endorfina e serotonina, hormônios ligados ao bem-estar. Escolha também algo que traga prazer e que alivie a tensão, como cozinhar, brincar com os filhos, dançar e por aí vai. O importante é ter alegria e felicidade.