Vem Viver

Dicas para colocar as metas do ano novo em prática

Postagem: 5 de janeiro de 2018


Faz parte do ritual do ano-novo fazer um balanço sobre o que deu certo e o que gostaria de mudar nos meses seguintes. Nesse sentido, é comum elaborar uma lista com as famosas metas. O problema é que muita gente deixa essas metas apenas no papel e esquece de colocá-las em prática.

Além disso, também é normal ter motivação para pensar nesses desejos no início do ano, mas desistir em algum momento e só lembrar deles em dezembro. Para evitar que isso aconteça, é preciso ter organização, dedicação, persistência e muita força de vontade.

Confira algumas dicas e saiba como fazer diferente em 2018:

  • Pense em metas possíveis: esqueça desejos como “ganhar na loteria” ou “encontrar um novo amor”. Eles não dependem apenas de você e podem levar a frustrações.

 

  • Planeje-se: escreva todas as metas em uma agenda ou no celular e defina um plano de ação: o que é necessário para cumpri-las? Quanto tempo do dia você vai dedicar para elas?

 

  • Divida por etapas: analise seus desejos e divida-os de acordo com o prazo que levam para serem cumpridas. Comece pelas mais rápidas. Por exemplo: quer aprender a tocar um instrumento? Procure a escola de música mais perto e mãos à obra.

 

  • Procure alternativas: em vez de desistir diante de uma dificuldade, pense em outros métodos para colocar a meta em prática. Se não está dando certo ir ao trabalho de bicicleta para se exercitar, que tal procurar outra modalidade para praticar após o expediente?

 

  • Limite suas metas: sua lista de metas deve ser simples e objetiva, por isso, não coloque muitos itens. É melhor anotar apenas três desejos e se concentrar neles.

 

  • Não se cobre demais: o otimismo é fundamental para cumprir suas metas, mas ele não deve ser confundido com pressão. Se algo não deu certo, avalie o que pode ser mudado e não se culpe.