Uma pesquisa realizada pelo site de vagas de emprego Trabalhando.com revelou que 52% dos entrevistados citam a boa convivência com os colegas como a principal motivação no ambiente profissional.
Vale lembrar que ter um bom relacionamento no local de trabalho não faz bem apenas para a carreira, mas também para a saúde, uma vez que reduz os riscos de desenvolver problemas como estresse, ansiedade, depressão, obesidade, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo.
Não tenha medo de se aproximar dos seus colegas. Todos estão no mesmo barco. Ninguém inicia o trabalho em uma empresa sabendo 100% daquilo que deve ser feito. Não fique tímido e pergunte sempre que tiver alguma dúvida.
Algumas condutas de comportamento também podem ajudar. Confira nossas dicas:
- Respeite as pessoas igualmente, independente das funções que exerça. Quem respeita, sempre será respeitado.
- Saiba ouvir e fale com convicção. Sempre espere a outra pessoa terminar de se expressar para mostrar sua opinião.
- Controle suas emoções, não seja grosseiro com as pessoas.
- Mantenha a mente aberta.
- Cumpra suas responsabilidades.
- Ajude quem precisar e peça ajuda quando tiver dúvidas.
- Evite fofocas.