Dicas de saúde

Como mastigar os alimentos corretamente

Postagem: 4 de dezembro de 2017


Pense rápido: você presta atenção na sua mastigação? Esse hábito muitas vezes passa despercebido por nós, mas é fundamental para uma boa digestão.

 

Especialistas recomendam mastigar com os dois lados da boca, usando todos os dentes de forma simultânea e alternada. Com isso, a comida é triturada em pequenos pedaços que ajudam a formar o “bolo alimentar” que será enviado para o estômago.

 

Quando mastigamos pouco ou comemos muito rápido, a etapa de digestão não é feita de forma adequada e pode trazer diversos problemas para a saúde. Em relação à parte bucal, aumenta o risco de deslocamento do maxilar, desgaste prematuro dos dentes e cáries.

 

Quanto mais mastigado for o alimento, mais enzimas atuarão no processo digestivo, tornando-o mais fácil e rápido. Porém, se a comida for logo engolida, as enzimas perdem função e o estômago fica sobrecarregado.

 

Vale lembrar que o organismo tende a eliminar o alimento que não foi bem mastigado sem absorver nutrientes importantes para a saúde. É por isso que sentimos mais fome quando não mastigamos direito.

 

Confira como mastigar corretamente:

 

  • Reserve um período para se alimentar e não coma com pressa.
  • Corte o alimento em porções pequenas. Quando há muita comida na boca, a mastigação não é feita de forma adequada.
  • Mastigue bem o alimento quantas vezes forem necessárias até sentir que ele está completamente dissolvido.
  • Não coma enquanto mexe no celular ou assiste à televisão. Essas distrações fazem com que se perca o foco na mastigação.