Vem Viver

Resgate as memórias de infância

Postagem: 10 de novembro de 2017


Pense rápido: você se lembra da sua brincadeira favorita quando era criança? E do cheiro daquele bolo que a sua avó preparava? Aquele amigo que você adorava, mas que acabou perdendo contato depois que cresceu?

 

Acredite, tudo que você viu na infância colaborou para o adulto que é hoje. Muitas vezes, no entanto, acabamos nos esquecendo dessas lembranças que podem e devem ser acessadas a qualquer momento para melhorar a nossa qualidade de vida.

 

Essa memória é conhecida como “afetiva” e está relacionada aos nossos cinco sentidos, mas também é possível reconhecê-la por meio da nossa intuição. É por isso que você tem uma sensação de déjà vu diante de algo que remete ao seu passado.

 

A sensação de nostalgia faz bem à alma e imediatamente nos deixa mais calmos e felizes. Com isso, afasta o estresse e o risco de doenças, como a depressão. Sem falar que ajuda a identificar um eventual problema psicológico e favorece a busca pelo autoconhecimento.

 

Consulte suas emoções. Entender o passado é a base para a construção do presente e do futuro. Caso precise de um apoio para trabalhar melhor esses sentimentos, procure um psicólogo.