Câncer de Próstata

Tudo sobre câncer de próstata

Postagem: 7 de novembro de 2017


Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no mundo e o segundo mais incidente entre os homens (o primeiro é o câncer de pulmão). Cerca de três quartos dos casos ocorrem em quem tem mais de 65 anos de idade, mas o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

 

A próstata é uma glândula presente no sistema reprodutor masculino que tem a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata acontece quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.

 

Em seu início, a doença não apresenta sintomas evidentes, por isso, é fundamental realizar os exames de toque e de sangue pelo menos uma vez por ano.

 

Procure ajuda imediatamente se tiver alguns desses comportamentos: vontade urgente e repentina de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas e/ou insuficiência renal.

 

Além dos exames periódicos, existem alguns hábitos que ajudam a diminuir os riscos da doença, como manter uma alimentação saudável, praticar atividade física, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar.

 

Novembro Azul

Campanha mundial de conscientização sobre o câncer de próstata, o Novembro Azul surgiu na Austrália, quando um grupo de amigos teve a ideia de deixar seus bigodes crescerem em apoio à conscientização da saúde masculina. O mês de novembro foi escolhido justamente por comemorar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

 

O Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), foi responsável por trazer este movimento para o Brasil. Hoje, a campanha faz parte do calendário nacional de prevenções de doenças, com diversas ações.