Câncer de Próstata

Previna-se do câncer de próstata

Postagem: 7 de novembro de 2017


Você sabia que a prevenção é um dos fatores que mais ajuda a diminuir as chances de desenvolver o câncer de próstata? Ao realizar os exames preventivos (toque retal e dosagem de PSA, enzima produzida na próstata), é possível detectar a doença em seu estágio inicial, quando apenas algumas células sofrem agressões que podem transformá-las em malignas.

 

Não podemos nos esquecer que a prevenção do câncer e de uma gama de outras doenças vai muito além do exame de próstata, começando pela adoção de um estilo de vida mais saudável.

 

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) enfatiza que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura – principalmente as de origem animal – ajuda a diminuir não apenas o risco de câncer, mas de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

 

Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer pelo menos 30 minutos diários de atividades físicas, diminuir o consumo de bebidas alcóolicas, não fumar e visitar seu médico que o veja na sua integralidade.

 

Vale lembrar que a idade e o histórico familiar, são fatores de risco importantes para o câncer de próstata. Esses cuidados aumentam as chances de cura e tornam o tratamento menos agressivo.

 

Procure o médico de sua confiança, saiba qual o momento mais apropriado para você realizar seus exames e incentive familiares e amigos na luta contra o câncer de próstata. A prevenção é sempre o melhor remédio.