Dicas de saúde

Câncer de mama em mulheres com menos de 35 anos

Postagem: 31 de outubro de 2017


Você sabia que as chances de desenvolver câncer de mama aumentam com a chegada da menopausa? Isso acontece por conta da densidade das mamas, que fica maior com o término das menstruações.

 

Mesmo assim, mulheres mais novas não estão livres da doença. Um estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) revelou que o surgimento de câncer de mama em mulheres com menos de 35 anos triplicou nos últimos anos.

 

Esse dado reforça a ligação da saúde com os problemas da vida moderna. As mulheres vivem mais estressadas do que no passado, têm dificuldade para se alimentar corretamente e muitas fumam e consomem bebidas alcoólicas. Isso sem falar na exposição a substâncias químicas, como alimentos industrializados com conservantes, aumentando as chances de desenvolver não apenas o câncer de mama, mas outros tipos de problemas.

 

Por isso, cabe a você se cuidar. Faça o autoexame e visite seu ginecologista pelo menos uma vez por ano a partir da primeira relação sexual. De acordo com o levantamento da SBM, apenas 12,2% das mulheres que vivem em grandes cidades têm o hábito de fazer o exame de mamografia.

 

Como reverter esse quadro? Simples: além de fazer um check-up anual e seguir todas as recomendações médicas, pratique atividades físicas regularmente, evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas e mantenha uma dieta saudável, evitando gorduras saturadas e animais.

 

Lembre-se: o câncer de mama tem mais chance de cura se for descoberto em seus estágios iniciais. Procure um especialista e faça a sua parte!