Dicas de saúde

CNU na luta contra o câncer de mama

Postagem: 29 de outubro de 2017


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres e vem atingindo vítimas cada vez mais jovens. A boa notícia é que, se descoberto no início, tem 95% de chances de cura. A prevenção, portanto, é a melhor forma de evitar a doença.

 

Outubro é o mês que marca a prevenção ao câncer de mama e o momento em que diversas ações ao redor do mundo lembram a importância de conscientização com relação ao combate à doença, como prédios iluminados com luzes cor-de-rosa e campanhas que alertam para a prevenção.

 

De acordo com Ana Cláudia Vaccari, vice-presidente da Unimed Missões e coordenadora do Programa de Medicina Preventiva da Singular, todas as mulheres acima de 40 anos precisam fazer anualmente a mamografia, exame que detecta possíveis tumores. Mesmo que nada tenha aparecido em anos seguidos, é preciso repetir a mamografia anualmente para não se surpreender no futuro.

 

“Se neste mês de outubro, todas as mulheres se lembrasse de marcar seus exames, já seria suficiente”, alerta Ana Cláudia. Além de maior chance de cura, o diagnóstico precoce leva a uma recuperação mais rápida e sem necessidade de tratamentos muito agressivos, que podem acabar se refletindo na autoestima da mulher.

 

Você já fez seus exames de mama neste ano? Aproveite o movimento Outubro Rosa e agenda uma consulta com um mastologista credenciado da CNU. Prevenção é sempre o melhor remédio.