Dicas de saúde

Aumente a imunidade

Postagem: 25 de outubro de 2017


Pode não parecer, mas neste exato momento, seu corpo está no meio de uma batalha. De um lado, vírus, bactérias e fungos tentam derrubar o seu bem-estar. Do outro, o organismo luta para expulsar os invasores e manter a paz. Esse aliado, tão essencial para qualquer ser humano, atende pelo nome de imunidade.

 

Quando em baixa, abre espaço para doenças e infecções. Em alta, levanta um muro contra esses inimigos, impedindo que causem algum dando. “A imunidade consiste em um conjunto de mecanismos que defendem de agressões externas ou internas, prevenindo de infecções e inibindo as que possam estar em andamento”, explica Mirian Lie Yoneyama, médica auditora, pediatra, homeopata e acupunturista da Central Nacional Unimed.

 

A seguir, confira dez caminhos que ajudam a manter a imunidade alta.

 

  1. Alimentação balanceada: como já falamos, os alimentos possuem nutrientes que se aliam às defesas do corpo e ajudam a expulsar os inimigos.

 

  1. Pratique exercícios físicos: pelo menos três vezes por semana, eles fortalecem o corpo e colaboram para o aumento da imunidade.

 

  1. Beba água: ela ajuda na renovação celular, lubrifica as vias aéreas e evita que infecções e alergias atinjam o corpo. Tente consumir dois litros de água por dia.

 

  1. Durma bem: o sono é um dos fatores mais importantes para a saúde do organismo. Noites mal dormidas normalmente aumentam o nível do estresse e reduzem a imunidade. Tente dormir de sete a oito horas por noite.

 

  1. Cuidado com o estresse: ele faz com que nosso organismo libere hormônios, como os corticosteróides, que são conhecidos por sua atividade imunossupressora (ato de reduzir a atividade ou eficiência do sistema imunológico).

 

  1. Evite usar medicações desnecessárias: o uso de antibióticos sem necessidade é prejudicial, pois pode aumentar a resistência bacteriana.

 

  1. Tome sol: os raios solares ativam a vitamina D, que melhora sua imunidade e humor.

 

  1. Tenha bons hábitos de higiene: lave sempre as mãos antes das refeições ou após o uso do banheiro, escove os dentes e tome banhos regularmente. Estar limpo afasta diversas doenças e infecções.

 

  1. Evite os exageros: desde alimentares (consumo excessivo de gordura, açúcar, sal) até consumo de álcool, cigarro, exercícios físicos extenuantes, noites sem dormir.

 

  1. Check-up: faça um pelo menos uma vez por ano. Assim fica mais fácil saber como está sua saúde e o que fazer para melhorá-la.