Dicas de saúde

Alimentos Funcionais

Postagem: 25 de outubro de 2017


Você já ouviu falar de alimentos funcionais? São alimentos que, além de fornecer nutrientes, atuam sobre a saúde das pessoas, reduzindo o risco de diversas doenças, entre elas o câncer.

Alguns dos alimentos funcionais mais comuns são soja, peixes marinhos (sardinha, salmão, atum), óleos de linhaça, nozes, tomate, couve-flor, repolho, brócolis e muito mais.

Conheça as particularidades de alimentos funcionais que, provavelmente, você já consome:

Chá Verde

Também conhecido como Chá Chinês, possui uma substância chamada catequina, que reduz o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de mama.

Tomate

Possui o licopeno, uma substância com alto poder antioxidante que reduz o risco do câncer de próstata, câncer de pâncreas, intestino grosso, reto, esôfago, cavidade oral, mama e colo do útero.

Soja

Possui várias substâncias com ação preventiva. Uma dessas substâncias é o fitoesterol que reduz o risco da osteoporose, do câncer de mama, de próstata e de cólon. Os fitoesteróis amenizam os sintomas da menopausa e reduzem os níveis de colesterol. Outra substância da soja é o inibidor de protease que reduz o risco do desenvolvimento do câncer de boca, pulmão, fígado, pâncreas e esôfago.