Dicas de saúde

Cuidados com a visão

Postagem: 14 de outubro de 2017


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,5 milhões de brasileiros possuem deficiência visual. A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que 40 milhões de pessoas ao redor do mundo são cegas, enquanto 135 milhões sofrem com limitações na visão. A boa notícia é que 80% dos casos de cegueira são estáveis ou tratáveis, por isso, é fundamental cuidar bem da região ocular.

O primeiro contato com o médico desta especialidade deve acontecer por volta dos três ou quatro anos de idade. No entanto, se houver algum sintoma ou queixa antes disso, a consulta deve ser imediata.

Um dos problemas mais comuns de visão é a Miopia, que consiste na dificuldade de enxergar o que está longe. A Hipermetropia funciona de forma contrária, impossibilitando visualizar com clareza o que está perto. Já o Astigmatismo significa ver imagens borradas tanto de perto quanto de longe. Outros problemas podem ocorrer ao longo da vida, como a Presbiopia, conhecida como visão cansada em decorrência da idade, além de outras doenças de origem hereditária.

Portanto, para cultivar a saúde das nossas janelas para o mundo, visite um oftalmologista com regularidade, evite coçar os olhos e mantenha a higiene das mãos.