Dicas de saúde

A vida sem Lactose

Postagem: 14 de outubro de 2017


Estima-se que 50% dos brasileiros sejam intolerantes à lactose. Uma das causas mais comuns é a falta de lactase, enzima responsável pela absorção do carboidrato. A restrição normalmente se estende a todos os derivados do leite, impactando principalmente no consumo de cálcio. A boa noticia é que o nutriente também está presente em produtos à base de soja, vegetais escuros (couve, brócolis e espinafre) e semente de gergelim.
Os sintomas da intolerância geralmente começam entre 30 minutos e duas horas depois do consumo de alimentos que contêm lactose. Os mais comuns são diarreias, náuseas, vômitos, dores abdominais e inchaços. Vale lembrar que a intolerância pode ser desenvolvida em qualquer momento da vida, principalmente depois de quadros de intoxicação alimentar, que podem danificar a mucosa intestinal.
Pensando nisso, a dica é manter hábitos saudáveis e seguir uma alimentação balanceada. A dieta vegana, que exclui derivados do leite por ser de origem animal, é uma boa opção para os intolerantes à lactose. Atualmente, é possível encontrar opções naturais para substituir os alimentos, como leite sem lactose ou à base de soja. O tofu também pode ser uma alternativa para o queijo.
Antes de fazer qualquer alteração no cardápio, procure um nutricionista, que será capaz de propor uma dieta adequada às suas necessidades.